sábado, 7 de maio de 2011

sala de recursos

SALA DE RECURSOS-MULTIFUNCIONAL  2010
O CONHECIMENTO EXIGE UMA PRESENÇA CURIOSA DO SUJEITO EM FACE DO MUNDO. REQUER UMA AÇÃO TRANSFORMADORA SOBRE A REALIDADE. DEMANDA UMA BUSCA CONSTANTE. IMPLICA EM INVENÇÃO E REINVENÇÃO.” (PAULO FREIRE)

Estamos iniciando um ano novo ou um novo ano que nos atrai irrestivelmente para o futuro e nos faz alimentar sonho.
Quando sonhamos, sonhamos alto e grande, crendo num futuro melhor damos o primeiro passo na direção transformando idéias em projetos: problemas em caminhos, desejos em conquistas, crianças em cidadãos, sonhos em realizações....
Depende de cada um de nós... Neste grande desafio do mundo contemporâneo, as intervenções reais na construção do futuro já chegaram.

Sejam todos bem vindos a...


SALA DE RECURSOS
Aqui temos um ambiente seguro, sem stress e sem o medo. As regras, limites e procedimentos a serem seguidos são claramente definidos, ensinados e praticados.
Temos mais escolhas e opção a fim de provocar interesse e motivação permitindo a participação ativa e resposta interessada de todos que aqui chegarem.
Ensinamos estratégias de autocontrole (relaxamento, visualizações, respiração profunda, auto-monitoramento.). Há maior encorajamento e retorno positivo. Aumentam a cada dia as dicas e incentivos, especialmente os “TOQUES” VISUAIS E SINAIS NÃO VERBAIS.

Temos uma grande variedade de materiais e recursos pedagógicos que utilizamos para o trabalho na sala de recursos multifuncionais, destacam-se: jogos pedagógicos que valorizam os aspectos lúdicos, a criatividade e o desenvolvimento de estratégias de lógica e pensamento.
Os jogos e materiais pedagógicos alguns são confeccionados pelos professores e pelos alunos da sala de recursos e devem obedecem a critérios de tamanho, espessura, peso e cor, de acordo com a habilidade motora e sensorial do aluno. São muito úteis as sucatas, folhas coloridas, fotos e gravuras, (TNTs) de todas as cores, (E.V.A) Há roupas de apresentações,maquiagem, revistas para recortes, réguas, lápis de cor, botões, palitos de churrasco, palitos de picolés..e muitas coisinhas,que não desfazemos delas por nada.




“A educação tem caráter permanente, não há seres educados e não educados. Estamos todos nos educando.”



SALA DE RECURSOS?

ESPAÇO PARA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.
“0 Ministério da Educação implementa uma política de inclusão que pressupõe a reestruturação do sistema educacional, com o objetivo de tornar a escola um espaço democrático que acolha e garanta a permanência de todos os alunos, sem distinção social, cultural, étnica, de gênero ou em razão de deficiência e características pessoais.
0 documento Sala de Recursos Multifuncionais: espaço para o atendimento educacional especializado se destina aos gestores e educadores dos sistemas educacionais e visa subsidiar técnica e pedagogicamente a organização dos serviços de atendimento educacional especializado que favoreça a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns do Ensino Regular.
Essas orientações têm por objetivo apoiar o processo de implantação de salas de recursos, onde sejam atendidas as necessidades educacionais especiais de cada aluno, transformando as atitudes que impedem o acesso às classes comuns do ensino regular e tornando as escolas mais acessíveis.
Os princípios para organização das salas de recursos multifuncionais partem da concepção de que a escolarização de todos os alunos, com ou sem necessidades educacionais especiais, realiza-se em classes comuns do Ensino Regular, quando se reconhece que cada criança aprende e se desenvolve de maneira diferente e que o atendimento educacional especializado complementar e suplementar à escolarização pode ser desenvolvido em outro espaço escolar.
O ambiente de aprendizagem é o ensino regular, no qual se flexibiliza o processo pedagógico, para que todos possam ter acesso ao currículo, beneficiando-se da escolarização. Para avançar nesse processo, além de conhecimentos e informações, é importante a conscientização dos direitos dos alunos quanto as suas necessidades educacionais especiais para que sejam respeitadas e valorizadas as diferenças.
. A educação inclusiva, a partir do reconhecimento e valorização da diversidade como fator de enriquecimento do processo educacional, tem provocado mudanças na escola e na formação docente, propondo uma reestruturação da educação que beneficie todos os alunos. A organização de uma escola para todos prevê o acesso à escolarização e ao atendimento às necessidades educacionais especiais.
A educação inclusiva é uma abordagem que procura responder às necessidades de aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos, com foco específico nas pessoas ou grupo de pessoas que estão excluídas da efetivação do direito à educação e que estão fora da escola ou enfrentam barreiras para a participação nos processos de aprendizagem escolar.
Existem diversas formas de exclusão escolar, dentre elas, destaca-se aquela que diz respeito aos alunos com necessidades educacionais especiais, os quais, historicamente, têm sido excluídos do processo de escolarização. A escola, tradicionalmente, tem apresentado uma forte tendência homogeneizadora e seletiva com relação aos alunos que não se adaptam ao padrão estabelecido.
O conceito de inclusão reflete, também, uma nova abordagem na elaboração das políticas públicas que reforçam a concepção de transversalidade da educação especial nos programas educacionais, reforça ainda, as relações dessa modalidade de educação com as demais áreas, assegurando assim, a acessibilidade dos alunos e a oportunidade de satisfação de suas necessidades educacionais especiais nos sistemas de ensino.

 “Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino”.


OS ALUNOS...
Diga-me, eu esquecerei, Mostre-me, eu me lembrarei, “Envolva-me e eu entenderei”.




RELATÓRIOS E INTERVENÇÕES
T. G
A comunicação ocorre através de gestos, expressões faciais, fala e escrita formal obedecendo às regras da comunidade lingüística na qual está inserida.
      Diversas são as alterações que podem ser diagnosticadas durante o processo de aprendizagem e conseqüentemente, o processo educacional em geral, como desempenho e qualidade globais. A aluna apresenta:
Déficits cognitivos, síndromes Neurológicas, déficit perceptivos, e emocionais. Dificuldades oro - motoras acompanham o atraso de linguagem necessitando de um maior enriquecimento ou ajustamento das sensações proprioceptivas, facilitando a fixação dos padrões fonológicos corretos.Freqüenta muito pouco a sala de recursos, devido a distancia onde mora e ao problemas cardíacos apresentado.
     


 B.  S
 Gosta de um ambiente “seguro”,sem medo e sem stress,perde coisas  com frequencia,apresenta tarefas incompletas,precisa de esclarecimentos e lembretes frequentes.faz uso de computador.Para que ela se desenvolva,é necessário estrátegias de ensino:Mostrar á criança o que eu quero que ela faça usando palavras simples e checando sempre para ver seela entendeu.Os elogios também fazem parte como estímulo para o crescimento e aprendizagem.Atividades trabalhadas..Jogo da velha,artes e pinturas,recortes,matématica tempo e esaço,tarefas e atividades curtas,uso da melodia e do ritmo,
Matematicando a vida(utilizando as noções simples de cálculos mental como ferramenta para resolver problemas,comunicação de quantidades utilizando:oralidade,notação numérica,registros não-convencionais e registros convencionais,identificação e registro convencional dos números de 0a 100).Ainda precisam da intervenção de um mediador,do atendimento individualizado,diferenciado através de atividades lúdicas para que possam sanar a defasagem na aprendizagem,que não foram superadas durante as aulas no ensino regular.
Scheila Coelho
Apresenta fluência média,na identificação das palavras,perde na leitura com frequencia,precisa ler oralmente,não consegue fazer silenciosamante,esquece o que lê.os jogos de associação de idéias fazem parte do cotidiano dela,devido ausência de sequencia lógica de pensamento,e vocabulário reduzido.
Musica,(participa de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e a improvisação,jogos da memória.Foram trabalhados jogos diversificados.
Revela interesse nos assuntos referentes aos projetos desenvolvidos,participando ativamente,nas partes de dança,coreografias,Na hora de expressar suas ideias e pensamentos,faz confusão do assunto em questão,misturando assuntos.  Desatenta - se resume em falta de atenção sustentada, distração. Geralmente, a aluna é dócil, fácil de lidar, porém com dificuldades de aprendizagem desde o início de sua vida escolar, pois sua falta de atenção sustentada não permite que ela mostre seu potencial.

G.Luíz
A todo momento necessita de estímulo para que realize as atividades propostas. Os estudos que apontam para dificuldades motoras relacionadas à prematuridade indicam que falhas na coordenação motora fina, observada em grupos de crianças pré-termo, podem resultar em dificuldades no manejo de objetos que exijam uma maior destreza manual, comprometendo tanto a escrita e o desempenho acadêmico, quanto à execução das atividades de vida diária. Apresenta déficits visuais. - se resume em falta de atenção sustentada, distração. Geralmente, são crianças dóceis, fáceis de lidar, porém com dificuldades de aprendizagem desde o início de sua vida escolar, pois sua falta de atenção sustentada não permite que elas mostrem seu potencial.
Não se pense, contudo, que a integração social de um deficiente visual decorre necessariamente de uma educação inclusiva. Muitas vezes é mais fácil à criança interagir com a sua Educadora do que com os seus colegas normo-visuais (Boldt, 1982). Em consequência disto, os conflitos entre crianças, parte tão importante da aprendizagem social, são muito reduzidos, surgindo atitudes quer de menosprezo, quer de superprotecção das crianças com visão, face ao seu colega deficiente. A integração social e a competência social não são o resultado automático de se viver com normo-visuais e é um processo demorado e complexo, envolvendo muitas aprendizagens.
Atividades trabalhadas:

















M. D

É um aluno, que tenta chamar a atenção dos colegas de grupo a todo o momento. Apresenta comportamento infantil, riso imotivado. Falta muito da sala de recursos, bem como da sala regular. Apesar dos avanços, a mente oscila e devido à assiduidade nas aulas, acaba perdendo o que foi aprendido. Prejuízo qualitativo na comunicação. Atividades trabalhadas: Dominó de frases, construção da escrita, produção coletiva, batalha naval software do PC, A todo tempo o aluno é auxiliado para que termine a
                                            Nossa iniciante ainda quase um BB.
Hoje ela conhece sílabas canõnicas e não canônicas,mas não aglutina.Escreve qualquer palavra,sílaba por sílaba com uma mediação.

                                            capas do caderno dos meninos.
                                             caderno das meninas...      
                                                  Olha aí as várias capinhas???
                                              Somos todos iguais no nosso ambiente.
                                               trabalhando:jogo associação de idéia.
                                           associando o :nome à palavra.

                                            Assim é o nosso ambiente,nosso casulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário